Skip to content Skip to footer

Ainda vale a pena investir em e-mail marketing?

Grandes empresas ainda usam, e muito, o e-mail marketing! Sabe aquele e-mail que você recebe após fazer uma compra em grandes e-commerces como Magazine Luiza, ou as sugestões de filmes que aparecem na sua caixa de entrada da Netflix? Ou até mesmo as recomendações de músicas do Spotify?

Tudo isso faz parte de uma estratégia inteligente de e-mail marketing. Apesar da popularidade das redes sociais, essa ferramenta continua sendo uma das mais poderosas e eficazes para empresas se conectarem com seus clientes e oferecerem uma experiência personalizada. Confira por que o e-mail marketing ainda é tão relevante no cenário atual.

Ferramenta eficiente e personalizada

O e-mail marketing permite uma comunicação direta com o público-alvo. Ao contrário das postagens nas redes sociais, que têm um alcance limitado devido a algoritmos, o e-mail chega diretamente à caixa de entrada do destinatário, onde ele é mais propenso a ser visualizado. E, ao contrário de anúncios pagos ou posts orgânicos, o e-mail marketing pode ser altamente personalizado, permitindo uma comunicação mais direcionada e eficaz.

Além disso, o e-mail oferece um alto retorno sobre o investimento (ROI). Segundo um estudo da DMA (Direct Marketing Association), o ROI médio para e-mail marketing é de $ 42 para cada $ 1 gasto, o que faz da prática uma das mais rentáveis quando comparada a outras estratégias de marketing digital.

Ferramentas de automação permitem que as empresas enviem e-mails personalizados para diferentes segmentos de público, o que aumenta significativamente as taxas de conversão. Por exemplo, um cliente que abandonou um carrinho de compras pode receber um e-mail com um lembrete ou até um cupom de desconto para incentivá-lo a completar a compra.

As pessoas não leem mais e-mail?

Muita gente acredita que o e-mail caiu em desuso, mas os números mostram o contrário. Seja para trabalho ou para uso pessoal, o e-mail continua sendo uma ferramenta essencial na rotina das pessoas. Conforme a HubSpot, em 2022, cerca de 4 bilhões de pessoas utilizavam e-mails diariamente.

No Brasil, a realidade não é diferente: 92% dos brasileiros usam e-mail, e 61% acessam sua caixa de entrada todos os dias. Isso prova que, longe de estar ultrapassado, o e-mail segue sendo um canal valioso para comunicação e estratégias de marketing.

Muitas pessoas ainda se inscrevem em newsletters para receber conteúdos relevantes sobre os produtos que lhes interessam ou para acompanhar as novidades do mercado. O e-mail marketing vai além das vendas – ele informa, engaja e constrói um relacionamento sólido entre a marca e o cliente.

Pequenas empresas também podem aproveitar essa estratégia

O e-mail marketing não é exclusividade de grandes empresas – negócios de qualquer porte podem se beneficiar dessa estratégia. O segredo está em criar. Com uma segmentação eficiente, mensagens estratégicas, disparos no momento certo e análise de métricas, pequenos e médios empreendedores podem engajar seu público, fortalecer o relacionamento com os clientes e impulsionar as vendas.

Receio de virar spam?

O aumento do uso de filtros de spam e a saturação de inboxes têm tornado cada vez mais difícil se destacar na caixa de entrada do destinatário. Contudo, com boas práticas de segmentação e conteúdo relevante, essas barreiras podem ser superadas.

Lembre-se, quando usado de maneira estratégica e bem planejada, o e-mail marketing não é coisa do passado, mas uma poderosa ferramenta para o presente e o futuro das empresas.

Que tal criar estratégias de e-mail marketing com a DIGI?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fale Conosco

E AÍ, VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

    Online

    Atenção!

    Todos os nossos processos de recrutamento são realizados de forma transparente e exclusivamente por meio dos nossos canais oficiais!