Publicar stories no Instagram de forma estratégica pode ser um divisor de águas no engajamento do seu perfil. Com mais de um bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram é uma plataforma de marketing poderosa para pequenas ou grandes empresas, que desejam criar conexões autênticas com o público-alvo.
Segundo pesquisa divulgada pela Hootsuit, os stories possuem uma taxa de engajamento 15 vezes maior do que as publicações no feed, superando até mesmo a interação dos reels. Mas para aproveitar ao máximo esse recurso, é fundamental saber quando e como publicar.
Horários alternativos
O ideal é analisar os horários em que seu público está mais ativo. Experimente diferentes momentos ao longo do dia e use o Instagram Insights para identificar os períodos de maior engajamento.
Um bom ponto de partida é postar durante a manhã, no início da tarde e à noite, mas os horários ideais podem variar dependendo do seu público e, até mesmo, do tipo de produto ou serviço que você oferece.
Abuse das ferramentas para aumentar o engajamento
– Utilize enquetes e caixas de perguntas para interagir com seu público de maneira direta. Pergunte sobre preferências, peça opiniões ou simplesmente faça perguntas divertidas para aumentar a interação.
– Marque a localização e mencione outros perfis relevantes para aumentar o alcance dos seus stories. Isso ajuda a atrair um público que talvez ainda não siga seu perfil, mas que tem interesse no que você oferece. Os stories com pelo menos uma localização têm 79% a mais de engajamento do que aquelas sem localização.
– Para criar expectativa e manter seu público engajado, use a ferramenta de contagem regressiva para eventos importantes, lançamentos ou promoções de produtos.
Publique de 3 a 8 stories por dia
Ainda, é interessante ter em mente um limite de stories por vez e onde colocar a informação mais importante. Segundo a RivalQ Study, há uma queda na visualização dos dois primeiros stories, mas a retenção permanece em torno de 81% a partir do quarto story em sequência.
Entretanto, a pesquisa mostra que após o sétimo story, a taxa de retenção fica em torno de 75% do seu público. Essa informação é fundamental para guiar você na criação de conteúdo por essa função. Lembre-se de manter a qualidade e relevância dos posts para evitar que o público perca o interesse.
Por que os stories se destacam como uma estratégia ideal?
Stories interativos não apenas captam a atenção, mas também incentivam o público a participar. Cada interação, seja uma resposta a uma enquete ou uma visualização prolongada, sinaliza ao algoritmo do Instagram que seu conteúdo é relevante, o que pode levar a mais visibilidade e alcance.
A DigiPerforma ressalta que o objetivo ao publicar stories é criar uma conexão genuína com sua audiência, entendendo suas preferências e ajustando sua estratégia de conteúdo para manter o engajamento sempre em alta.